No mês de julho, o Instituto SECI aproveitou o recesso escolar para realizar uma intensa maratona pedagógica, com duas semanas de formações e trocas de boas práticas, com o objetivo de aprimorar ações e metodologias aplicadas. Essa iniciativa foi pensada para fortalecer os pilares da pedagogia da afetividade que é princípio central da abordagem e metodologia educativa.
Inspirados pelo conceito de hackathon – um evento colaborativo onde pessoas com diferentes habilidades se reúnem para resolver problemas de forma criativa e ágil –, organizamos um encontro que uniu todas as equipes do instituto, incluindo as áreas de esporte, educação e música. Durante a maratona, trabalhamos em conjunto para revisar planos de aula, sistematizar métodos e reavaliar processos, tudo com o foco em melhorar o impacto das atividades.
Inspirados pelo conceito de hackathon – um evento colaborativo onde pessoas com diferentes habilidades se reúnem para resolver problemas de forma criativa e ágil –, organizamos um encontro que uniu todas as equipes do instituto, incluindo as áreas de esporte, educação e música. Durante a maratona, trabalhamos em conjunto para revisar planos de aula, sistematizar métodos e reavaliar processos, tudo com o foco em melhorar o impacto das atividades.
Um exemplo marcante é a revisão dos planos de aula, em cada interação, buscamos criar um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças e adolescentes se sintam valorizados e motivados a aprender. Discussões sobre como adaptar as aulas de futebol para incluir momentos de escuta ativa, teoria e liberação do ácido lático, por exemplo, ilustram como pensar educação integralmente é essencial para o desenvolvimento pleno dos jovens.
Além disso, utilizamos o sociointeracionismo para fomentar uma aprendizagem colaborativa, em que os alunos não são apenas receptores de conhecimento, mas protagonistas no processo de construção do saber. A reformulação das atividades de música, onde são promovidas dinâmicas de grupo, como aulas de formação de banda, combo musical, trio de cordas e aulas de teoria musical que incentivam a cooperação e a troca de conhecimentos entre os participantes, respeitando o ritmo e a individualidade de cada um.
Além disso, utilizamos o sociointeracionismo para fomentar uma aprendizagem colaborativa, em que os alunos não são apenas receptores de conhecimento, mas protagonistas no processo de construção do saber. A reformulação das atividades de música, onde são promovidas dinâmicas de grupo, como aulas de formação de banda, combo musical, trio de cordas e aulas de teoria musical que incentivam a cooperação e a troca de conhecimentos entre os participantes, respeitando o ritmo e a individualidade de cada um.
A maratona pedagógica organizada pelo SECI é uma oportunidade valiosa para revisar e sistematizar os processos de avaliação de impacto, garantindo que ações implementadas estejam alinhadas com os resultados desejados. Uma ação essencial para garantir que a equipe esteja alinhada em termos metodológicos, reforçando o compromisso com a excelência em todas as atividades.
Assim como em um hackathon, a colaboração foi a chave para o sucesso dessa maratona. Trabalhando em conjunto para identificar desafios, propor soluções e implementar melhorias que vão beneficiar diretamente os alunos. Com a força da união coletiva, conseguimos transformar ideias em ações concretas, garantindo que os projetos continuem a promover o desenvolvimento integral de todos os participantes.
Assim como em um hackathon, a colaboração foi a chave para o sucesso dessa maratona. Trabalhando em conjunto para identificar desafios, propor soluções e implementar melhorias que vão beneficiar diretamente os alunos. Com a força da união coletiva, conseguimos transformar ideias em ações concretas, garantindo que os projetos continuem a promover o desenvolvimento integral de todos os participantes.