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Relatório de Impacto do Educa – Temas Transversais

Elaborado com objetivo de mapear os impactos gerados por ações do Educa Seci, reforço escolar realizado em parceria com a Petrobras, o Relatório de Impacto do Educa – Temas Transversais reuniu uma série de conquistas relacionadas à ideia de transformação social, a partir do acompanhamento de avanços na aprendizagem e convivência das crianças atendidas.
A fim de mensurar o impacto educacional produzido pelo reforço na prática escolar, a produção do relatório selecionou uma amostra de 12 crianças que contemplam a diversidade socioracial existente entre os beneficiários. Para análise de suas experiências, consideramos o período desde o momento de ingresso no reforço até o primeiro semestre de 2024. Toda avaliação de impacto foi conduzida por meio das observações das educadoras em conjunto com entrevistas de familiares e alunos em que foram relatadas as transformações subjetivas na vida de cada criança.
A conclusão é de que o projeto Educa tem se mostrado essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos, combinando a formação acadêmica com temas transversais como identidade, educação financeira, habilidades socioemocionais, gestão das emoções e consciência ambiental. A pesquisa de impacto evidenciou como a nossa abordagem ampliou não apenas o desempenho escolar dos alunos, mas também suas competências emocionais e sociais, promovendo autonomia, empatia e senso de responsabilidade.
O resultado reafirma a importância do projeto educacional do Instituto SECI como um espaço que acolhe e promove uma educação integral, valorizando tanto o crescimento individual quanto a convivência em grupo e ampliando oportunidades para as crianças e adolescentes através do comprometimento das equipes pedagógicas e famílias.

A partir do oferecimento de aulas gratuitas de reforço de língua portuguesa, matemática, conteúdos de cidadania e habilidades socioemocionais, o Educa Seci impacta o desenvolvimento de vida de centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social.