Instituto SECI e Mulheres no Esporte: Uma Vitória Leva à Outra
2022-02-10 11:00
Quando uma menina coloca a bola no pé, nós mudamos o mundo. Essa é a sensação das grandes esportistas que, ao longo da história, enfrentaram barreiras e portas fechadas para mulheres no Esporte. Por isso foi a partir da superação destes obstáculos e da falta de apoio às modalidades femininas que mulheres como Marta Vieira e Formiga no Futebol, Joana Souza na Natação e Rebeca Andrade na Ginástica Olímpica se tornaram símbolos de resistência.
Juntas, estas mulheres ajudam a construir, a partir de suas histórias de superação e força, uma cadeia de inspiração que não para de crescer e que incentivou e motivou a criação de turmas femininas do Instituto SECI, que têm se mobilizado desde 2016, coloca meninas em campo para fazer a diferença.
Hoje, 6 anos depois da nossa primeira turma, o SECI está dando passos ainda maiores para inclusão de meninas e mulheres no Esporte. Só neste ano, abrimos novas turmas de Futebol Bilíngue no período da tarde, somando 3 turmas exclusivas de Futebol para meninas. Saindo de campo e entrando no Tatame, a presença feminina também não é exceção, com a inauguração da nova Academia de Artes Marciais do SECI já estamos recebendo alunas no Karatê, no Judô e no Jiu-Jitsu. O sucesso tem sido tanto que já contamos com turmas exclusivas de meninas nas aulas de Jiu-Jitsu.
Desta forma, o Instituto SECI dá início a mais um ano, incentivando, garantindo a participação e mais importante, dando oportunidade para meninas e mulheres reconhecerem para si um lugar no Esporte. Assim, de passo em passo, construímos a mudança para uma sociedade mais igualitária, participativa e consciente de que em campo não há espaço para o preconceito.