Projeto No Terrão transformando vidas através do Futebol de Várzea
2024-09-18 14:08
É com grande satisfação que compartilhamos as últimas conquistas do nosso projeto No Terrão, uma iniciativa que vem promovendo mudanças significativas na vida de crianças e adolescentes em uma das regiões mais vulneráveis da divisa entre Mauá e a zona leste de São Paulo. Desde seu início em março de 2024, o projeto tem oferecido uma oportunidade única para quase 100 jovens de vivenciarem a paixão pelo futebol em um campo de terra batida.
O nome do projeto, No Terrão, carrega um significado especial, remetendo à memória do antigo campo do SECI, que em 2017 foi transformado em um gramado sintético graças aos esforços contínuos e à determinação do nosso presidente Guilherme Ferreira. Assim como acontece em Santo André, o projeto em Mauá busca proporcionar novas perspectivas para os jovens, oferecendo mais do que um espaço de lazer, um ambiente para o crescimento e desenvolvimento pessoal.
Recentemente, tivemos a felicidade de distribuir pares de chuteiras para alguns de nossos participantes, item essencial para a prática do futebol e que infelizmente ainda é inacessível para muitas das famílias atendidas. Até o momento, era comum acompanhar crianças treinando de chinelo ou até mesmo descalças e a doação de chuteiras representa um símbolo de busca por mais dignidade.
Além disso, o projeto tem se destacado por iniciativas de inclusão, acolhendo crianças com espectro autista e/ou diferentes formas de deficiência motora. É a diversidade que desafia o projeto para adaptar as aulas e enriquecer os conteúdos ensinados, transformando o No Terrão em um espaço inclusivo e acessível para todos. A capacidade de adaptação da equipe, inclusive está se revelando uma especialidade da instituição, reforçando o compromisso com a educação integral e inclusiva.
No entanto, ainda existem importantes desafios a serem superados: Um dos objetivos é aumentar a participação feminina no projeto. Até o momento, contamos com uma única inscrita, a Tayná que optou por treinar no núcleo de Santo André devido à proximidade.
A Tayná se destaca em jogos e amistosos, se tornando um exemplo de talento e determinação. Outros meninos do núcleo de Mauá também têm participado do time de competição de Santo André, demonstrando que a integração entre os núcleos é uma estratégia valiosa para o desenvolvimento esportivo dos participantes.
Ao olhar para o futuro, o instituto reforça a importância de iniciativas como o No Terrão em regiões periféricas. O projeto busca ir além da prática esportiva criando um espaço de transformação social, onde crianças e adolescentes encontram suporte, educação e a chance de sonhar com um futuro mais promissor.