Boletime

Instituto SECI promove Mostra Cultural com o tema Brasil - África

2024-07-17 15:19
A música é capaz de nos teletransportar por diferentes culturas, ao atravessar o Atlântico nos conectamos a regiões que vão do norte ao sul do continente africano. A herança africana se manifesta por meio de instrumentos musicais, alimentos, músicas, linguagens e religiões revelando práticas que deram origem à cultura brasileira.
A fim de expandir os horizontes do conhecimento, o projeto Solta o Som , desenvolvido pelo Instituto SECI, organizou a primeira Mostra Cultural Afro com temática “A música sem fronteiras”. Para a exposição, os alunos prepararam murais e trabalhos artísticos tradicionais sobre a história musical e cultura da África.

Com acesso a instrumentos africanos e afrobrasileiros, os alunos e alunas de música puderam conhecer novos ritmos e identificar origens e sons em comum, criando novos registros em partituras de melodias inéditas.
Além de música, os alunos puderam provar também os sabores do continente africano. A professora Daniele de Teoria Musical, preparou o tradicional prato angolano Cachupa, servido com feijão cachupa, milho, linguiça, cenoura, tomate, couve, alho e cebola - e pirão de milho, funge.
Foi um dia de muito aprendizado, diversão e difusão de conhecimento sobre as origens e teias em comum que unem o continente americano e a África em uma mesma origem. O projeto Solta o Som é realizado via Programa de Ação Cultural - ICMS do Governo do Estado de São Paulo com patrocínio das empresas Braskem e Coop em realização do Instituto SECI.