Boletime

Como o projeto No Mar está transformando rotinas e estilos de vida

Os hábitos moldam quem somos e influenciam diretamente nossa qualidade de vida. As pequenas mudanças no dia a dia podem gerar grandes impactos no futuro, especialmente sobre o nosso bem-estar e atividade física. E, embora esse seja um objetivo de todas as práticas esportivas oferecidas pelo Instituto SECI, o projeto No Mar se destaca por proporcionar o acesso a um esporte de alto custo, promovendo a conexão com a natureza, o protagonismo dos jovens por meio do kitesurf e a apropriação dos espaços ao ar livre. No Ceará, estamos acompanhando essa transformação acontecer de forma contundente, rompendo barreiras e ressignificando a relação dos alunos com o meio ambiente.

Antes de participarem do projeto, muitos dos nossos alunos não frequentavam a praia regularmente, apesar de morarem perto. A nossa pesquisa de hábitos realizada com os participantes do projeto revelou que 40% dos alunos nunca ou raramente iam à praia.
Apesar de ser um espaço público, no imaginário da população local a praia era vista como um lugar exclusivo para praticantes de kitesurf. Além disso, muitos dos nossos alunos não sabiam nadar, o que também gerava uma percepção de que o mar era algo "perigoso". Por isso, a ida à praia não fazia parte da rotina desses jovens.
A partir do projeto, cerca de 70% passaram a praticar esportes ao ar livre pelo menos quatro vezes por semana, incluindo kitesurf, natação, jiu-jitsu e tênis na praia. O contato constante com a cultura do esporte está fazendo com que os jovens adotem um estilo de vida mais ativo e equilibrado. Essas mudanças impactam diretamente o bem-estar geral: mais de 60% dos participantes relataram melhorias na disposição e na qualidade do sono, passaram a dormir mais cedo e sentir mais energia ao longo do dia. Além disso, alimentos saudáveis estão sendo mais consumidos, 85% dos alunos afirmaram beber mais água diariamente e 40% aumentaram o consumo de frutas e vegetais.
Pedro Augusto, um dos participantes até destacou: “Antes, eu passava o dia todo dentro de casa, sem fazer nada. Agora, me sinto mais animado e tenho energia para aprender coisas novas no kitesurf. Nunca imaginei que um esporte pudesse mudar tanto minha rotina"
O projeto No Mar é mais do que uma oportunidade de aprender kitesurf: é um processo de empoderamento e construção de novas perspectivas de futuro, ao mesmo tempo que convida para uma vida mais ativa e saudável. Sair ao ar livre, estar em contato com a natureza e cuidar da alimentação estão criando mudanças reais na vida dos participantes.

Estudos indicam que a prática regular de esportes ao ar livre melhora a saúde mental e física. Segundo um estudo publicado na American Journal of Lifestyle Medicine, a prática regular de atividades físicas ao ar livre está diretamente ligada à redução do estresse e ao aumento do bem-estar geral. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que criar hábitos ativos desde cedo pode ter efeitos positivos duradouros na saúde física e mental.

Isso é exatamente o que estamos presenciando no No Mar: uma mudança na relação dos alunos com o esporte, com a natureza e com seu bem-estar. Como destacou Endy Silveira: "A energia da praia e do kitesurf me fizeram sair do sedentarismo e querer aprender mais a cada dia. Hoje, eu me sinto mais leve e confiante."
E sabe o que torna isso possível? A comunidade incrível que estamos construindo juntos!
O projeto No Mar é realizado pelo Instituto SECI através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte com o patrocínio da B3, bolsa de valores e SCHÜTZ VASITEX.