Boletime

Pé na areia e alegria na primeira aula No Mar

Nesta semana, o Instituto SECI inaugurou com chave de ouro, as primeiras aulas práticas de Kitesurf na praia do Preá, no município de Cruz no Ceará. Com ventos perfeitos para prática esportiva, a comunidade caiçara foi aos poucos transformando a principal atividade econômica de subsistência proveniente da pesca, no turismo esportivo ao redor do kitesurf, responsável por atrair turistas do mundo inteiro.

No entanto, o novo cenário, agora repleto de pipas e esportistas nas praias, não gera retorno para a comunidade do Preá. Região duramente afetada pela pobreza, ausência de equipamentos públicos e infraestrutura. Sem garantia de acesso gratuito ao esporte, cultura e educação, crianças e adolescentes nativos sofrem os efeitos da especulação imobiliária que levou as famílias para a periferia do município de Cruz, afastando ainda mais as famílias da praia, único espaço público de lazer.
Inacessível para crianças da comunidade, o esporte chama atenção por ser uma modalidade que demanda aulas de introdução e equipamentos de alto custo, chegando a valores que superam o orçamento anual de famílias da região. Diante dessa desigualdade, o Instituto SECI, criou o projeto Seci no Mar para oferecer aulas gratuitas de kitesurf para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do Preá.
Realizamos essa importante iniciativa com patrocínio da XP Investimentos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal do Ministério do Esporte. Também estabelecemos parceria com a comunidade local, com escolas públicas municipais e estaduais, escolas de kitesurf e hotéis.
E ontem, no dia 22 de agosto, nossos primeiros alunos começaram as aulas práticas do projeto Seci No Mar, Rayane, Guilherme Róveri chegaram animados para vivenciar esse momento que promete mudar a vida deles. Aos poucos, o Instituto SECI vai levantando vôo de crianças e adolescentes para que sonhem sem medo e cheguem cada vez mais longe.