Boletime

Instituto SECI realiza Graduação de Artes Marciais

Na última sexta-feira, dia 06 de dezembro, o Instituto SECI realizou a mais importante celebração do ano no projeto No Tatame. A graduação e a troca de faixas de 163 crianças e adolescentes que praticam judô, karatê ou jiu-jitsu. O evento reuniu familiares, amigos e professores para uma noite emocionante que reforça a importância do esporte como ferramenta de transformação social.

A noite especial começou com um pocket show da banda formada pelos alunos do projeto Solta o Som que apresentaram alguns dos seus maiores sucessos. O público formado por alunos e familiares se contagiou com a energia das apresentações, tornando o momento ainda mais envolvente enquanto aguardávamos ansiosos o início do evento de graduação.
A cerimônia contou com presenças inspiradoras como da Sensei Soraia André, referência no judô e um exemplo de determinação dentro e fora dos tatames. Durante o evento, Soraia compartilhou um pouco de sua trajetória de superação e incentivando a continuidade no caminho das artes marciais. Outra importante presença foi da Sensei Cintia Yonamine, reconhecida no ABC pelo trabalho em integrar o karatê a jogos escolares, o que destaca a importância do esporte no processo de formação para a vida adulta.

A formatura então começou com os alunos de judô, conduzidos pela Sensei Ana, professora do projeto. No evento em ordem decrescente, 27 alunos puderam avançar da faixa branca para vinho, seguidos por 32 que passaram para a faixa cinza e 14 alunos que conquistaram a faixa azul. Cada nova faixa simboliza a evolução física, técnica e emocional, reforçando os princípios do "caminho suave" que valorizam a saúde, o respeito e a disciplina.
Na sequência, os alunos de jiu-jitsu demonstraram seu avanço na jornada rumo à faixa preta, com a troca da faixa para azul. Esse passo representa um marco significativo, indicando que estes alunos estão cada vez mais próximos de adquirir a maestria necessária para transmitir os conhecimentos da modalidade. Encerrando a noite, os alunos de karatê foram graduados pelo Sensei Tiago. Oitenta e quatro alunos conquistaram novas faixas, 45 para a faixa cinza, e 39 conquistaram a faixa amarela, um reconhecimento pelo alto nível técnico e dedicação demonstrada ao longo do ano.

A graduação e troca de faixas é consequência de um ano de esforço e comprometimento. Para alcançar este marco, os alunos precisaram conquistar três graus durante o ano de 2024: participação, respeito e técnica. Estes critérios os qualificaram para o Exame de Faixas, realizado no dia 23 de novembro, quando foram avaliados por professores e avaliadores externos em golpes e conhecimentos técnicos adequados ao nível de cada faixa.
Eventos como a formatura de Artes Marciais são fundamentais para reconhecer o esforço e a evolução dos alunos, reafirmando a missão do Instituto SECI de promover o desenvolvimento integral por meio do esporte, e reforçando valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa.

O Projeto No Tatame tem como objetivo transformar a vida de crianças e adolescentes por meio do ensino das artes marciais, e é realizado via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo com o patrocínio das empresas Coop, Braskem e Cabot, e realização do Instituto SECI.