Boletime

O núcleo do SECI na praia do Preá recebe a visita da B3

Um sonho que está se tornando realidade...Quando o Instituto SECI idealizou o projeto No Mar, no Ceará em 2022, enxergamos que a necessidade era a mesma que nos mobilizou em 2013, a trabalhar pelas crianças e adolescentes em Santo André, dar oportunidade de acesso ao esporte.

E fomos do esporte mais popular do país, o futebol, a um dos mais restritos, o kitesurf. Esporte que utiliza como equipamento principal uma pipa e prancha, unindo a capacidade de dominar fortes ventos com as habilidades motoras conhecidas por esportes como surf e skate.
A localização escolhida para as aulas não poderia ser mais perfeita. A praia do Preá no município de Cruz, é conhecida como a meca do kitesurf, um paraíso ambiental com fortes ventos, perfeita para a prática da modalidade. O obstáculo é que para os jovens caiçaras, só morar no paraíso, não viabiliza a prática deste esporte radical já que o custo dos equipamentos é muito alto, assim como as aulas. O que impossibilita que os nativos tenham acesso ao esporte e à praia restringidos.

Conscientes dessa realidade, o Instituto SECI criou o projeto No Mar, que reflete a importância da união do esporte, educação e preservação ambiental. Em 2023, a parceria com a escola estadual de ensino médio Raimunda Silveira, possibilitou que 50 jovens se formassem nas primeiras turmas, recebendo tanto aulas práticas, quanto teóricas e participando de clínicas de formação e capacitação como mercado de trabalho, montagem de equipamento e segurança e auto resgate.
A partir da execução do projeto, percebemos que a dificuldade dos jovens vulneráveis era ainda maior, porque muitos, embora morem na praia, não sabiam nadar. Então em 2024, iniciamos as aulas de natação para 40 alunos e alunas que desejavam aprender a nadar, com aulas na piscina e no mar. Essas aulas são uma introdução às aulas de kitesurf que serão iniciadas no segundo semestre.

Além disso, reforçando o compromisso com a inovação social, o Instituto SECI, com recursos próprios apoiou a construção das quadras de areia para prática de esportes de praia e fez a doação materiais esportivos para as aulas de beach tennis, futvôlei e vôlei de praia.
Foi tudo isso, que o representante da patrocinadora B3, acompanhou em visita ao projeto no Ceará. Nesta oportunidade, o Bruno, conheceu as instalações, assistiu a aula de natação na praia, conversou com todos os alunos e professores da escola que relataram a importância do projeto e as formas que as aulas estão impactando a vida dos participantes.

É acreditando no poder da educação através do esporte e construindo oportunidades que o Instituto SECI vai transformando vidas e comunidades. O projeto No Mar é realizado via Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte com patrocínio das empresas XP Investimentos e B3, a bolsa do Brasil.