A cerimônia que reuniu personalidades da sociedade civil, poder público e empresariado, sediado no auditório da Braskem contou com as presenças do presidente do Cofip ABC, Max Araújo, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Aroaldo da Silva, o presidente do Sindicato dos Químicos, Raimundo Suzart, representante da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), Yhebert Golveia. Além dos prefeitos Paulo Serra de Santo André, Marcelo Oliveira de Mauá e do presidente do Instituto SECI, Guilherme Ferreira na condição de representante do CCC (Conselho Comunitário Consultivo).
Inaugurado em 1972, o complexo de indústria que completou 50 anos em junho segundo a Cofip (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC) mais de 10 mil empregos na região. De acordo com os representantes das prefeituras, empresas, sindicatos, a institucionalização do Polo Petroquímico e a instauração de um Comitê Gestor de Governança do local terão como objetivo a coordenação integrada de novas políticas públicas de promoção e apoio à operação do polo. Além da formulação de ações que minimizem riscos e impactos gerados pelas empresas que atuam na região.
Para o representante do Conselho Comunitário Consultivo e Presidente do Instituto SECI, Guilherme Ferreira a participação em um evento como este marca o compromisso da sociedade civil organizada, do poder público e da iniciativa privada com transformação do Polo Petroquímico do Grande Abc e da vida de milhares pessoas da região por meio da Inovação Social. Princípio norteador de ações no Instituto SECI e que orienta a participação do conselheiro Guilherme Ferreira na participação do comitê e na elaboração de políticas públicas que contribuam com a transformação da qualidade de vida local.
Confira na íntegra o discurso feito por Guilherme Ferreira, Presidente do Instituto SECI:
Gostaria de dizer que oportunidade e esperança são palavras que sempre estiveram muito conectadas à minha trajetória de vida.
Então, quero novamente agradecer a oportunidade de estar aqui hoje, compartilhando um pouquinho do meu aprendizado e dizer que fico muito feliz em fazer parte da construção de um comitê de diálogo, que vai ao encontro das respostas às angústias da minha comunidade e geração, pois assim, sei que podemos caminhar para o sonho de um amanhã diferente.
Como membro do Conselho Comunitário Consultivo que integra o COFIP e presidente de uma das grandes instituições de impacto comunitário do Estado de São Paulo, posso afirmar que a união dos três setores (público, privado e sociedade civil organizada) gera uma potência de transformação social disruptiva, que pode sugerir diferentes caminhos para a sociedade.
Conheço profundamente o case de um garoto que teve acesso ao ensino superior, por conta de políticas públicas voltadas para a inserção de pessoas de baixa renda à universidade, e a partir daí, pode lutar pelo sonho de oferecer as mesmas oportunidades para outras crianças da periferia através de uma ONG.
Mas que só conseguiu desenvolver uma estrutura de qualidade que gera impacto real na vida de crianças e jovens de sua quebrada, por conta da troca de aprendizado e investimento do setor privado.
Assim, o ESG que habita em mim, saúda o ESG que habita em cada um de vocês. Mas, se não incluirmos TODAS as pessoas no centro deste debate, dificilmente atingiremos o objevo de ter a humanidade vivendo com dignidade, em harmonia com a natureza e tendo desenvolvimento econômico sustentável.
Por isso, acredito muito na Inovação Social e nas pessoas que querem mudar essa difícil realidade. Pois, no final das contas, somos todos filhos desta Terra.
Tenho certeza, que este Decreto é um marco para o Polo Petroquímico do Grande ABC, comunidades e municípios envolvidos, pois de agora em diante teremos não só a responsabilidade, mas como também a possibilidade de construir um novo caminho para a região.
Contem comigo!
Clique aqui e acesso o site do Instituto SECI