Boletime

Boletime: Projeto Emoções e a Saúde Mental na Infância pós pandemia

Durante a pandemia do COVID-19, milhares de crianças, de diferentes idades, no mundo inteiro deixaram de ter contato com as escolas, brincar com seus amigos, frequentar espaços de lazer ao ar livre e/ou visitar seus avós e demais familiares. A perda de contato com elementos fundamentais para o pleno exercício da infância afeta a saúde física e mental de crianças e adolescentes, incidindo diretamente no aumento da incidência de transtornos mentais nestas faixas de idade. 

De acordo com a pesquisa coordenada pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Situação Mundial da Infância 2021: Na minha mente: promovendo, protegendo e cuidando da saúde mental das crianças calcula-se que mais de um em cada sete crianças com idade entre 10 e 19 anos viva com algum transtorno mental diagnosticado. Para os pesquisadores, o momento demanda pela ampliação de espaços de escuta para crianças e adolescentes uma vez que os investimentos dedicados a questões de saúde mental desta faixa etária são insuficientes mesmo antes da pandemia. 


Para o Instituto SECI, após quase dois anos de isolamento, crianças e adolescentes vivenciaram, para além das perdas educacionais, situações de extremo sofrimento como a falta de convívio social, desemprego familiar, a perda de um ente querido, o adoecimento de alguém da família, ausência de atividades ao ar livre, como brincar, correr. Questões que ao não serem trabalhadas podem causar um aumento da angústia psicológica e até um leve atraso do desenvolvimento cognitivo da criança de acordo com a pesquisa da UNICEF. 

Assim como demais necessidades físicas, como uso do óculos e de aparelhos auditivos, a percepção de necessidade de atenção à saúde mental são comumente percebidas no ambiente educacional por profissionais da Educação. Pensando nisso, o SECI adicionou às aulas do Educa Seci, projeto de reforço escolar para Alfabetização e Letramento realizado em parceria com a Petrobras, práticas dedicadas ao acolhimento e compreensão de diferentes emoções e sentimentos.

Nomeado como Projeto Emoções, a dinâmica tem como objetivo trabalhar e desenvolver a capacidade emocional de alunos e alunas no pós pandemia. Acolhendo as dificuldades de expressar sentimentos, nomear sensações de raiva, tristeza e/ou frustração, oferecendo ferramentas para distinguir e lidar com diferentes emoções e conflitos. Garantindo a cada aluno(a) um acompanhamento individualizado que leva em consideração o tempo de cada criança. Para isso, foram desenvolvidas atividades dentro e fora da sala de aula que buscam transmitir através de uma comunicação positiva as necessidades emocionais dos alunos em cada momento. 

Desta forma, o Instituto SECI dá um importante passo para a quebra do silêncio em torno da saúde mental, fomentando uma escuta empática e sem julgamentos. Levando a sério as experiências com saúde mental na infância e promovendo ferramentas de compreensão da saúde mental para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.