Boletime

Instituto SECI e Petrobras levam alunos para exposição em São Paulo

No fim de maio, os alunos do Instituto SECI foram convidados pela Petrobras, apoiadora do projeto Educa, para visitar o Centro Cultural Vergueiro em São Paulo. Lá, participaram da exposição “Ronoel Simões: a singularidade do violão brasileiro”, dedicada a um dos mais importantes nomes do violão brasileiro e sua vasta coleção de sons, textos, imagens e partituras.

Os alunos exploraram dois circuitos: o primeiro apresentava o funcionamento dos espaços multidisciplinares do centro cultural, como jardins, salas de espetáculos, cabines de cinema e a biblioteca. O segundo circuito focou na Discoteca Oneyda Alvarenga, onde as crianças tiveram contato com LPs nas estações de Paradas Sonoras, manusearam discos de vinil e conheceram o estúdio de digitalização, além de equipamentos musicais e processos.
Para muitos, essa foi a primeira experiência fora de suas cidades - a primeira vez que muitas crianças saíram da cidade em que residem - especialmente para os alunos do novo núcleo de Mauá do projeto de futebol de várzea, No Terrão, e das turmas do Educa da sede em Santo André. A visita permitiu que professores integrassem as ferramentas práticas ao conteúdo das aulas, enriquecendo o aprendizado.
Acesso a equipamentos culturais é essencial para o desenvolvimento humano, promovendo pensamento crítico, sensibilidade artística e descoberta de novas habilidades. Com iniciativas como esta, o Instituto SECI transforma experiências culturais em momentos que ampliam os horizontes de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Agradecemos pela leitura até aqui e por seu apoio contínuo. Estamos animados para compartilhar mais momentos transformadores para que crianças e adolescentes possam sonhar com um mundo de possibilidades.