Boletime

SECI no Ceará, instituto inaugura projeto Seci No Mar

Esporte aquático que utiliza como equipamento principal uma pipa e prancha, o Kitesurf une a força do vento com as habilidades motoras do surf e do skate. Famoso por ser praticado em praias com grandes ondas formadas pelo intenso vento, a prática esportiva é capaz de oferecer benefícios físicos e mentais.

Com rajadas de vento constantes e mais de 15 km de extensão, a Praia do Preá em Cruz - Ceará, é conhecida pela formação de ondas perfeitas para a prática do Kitesurf. Um paraíso localizado em uma pequena vila de pescadores marcada pela desigualdade social e por poucas oportunidades de trabalho através do turismo.
Movido pelo desejo de gerar transformação através do Esporte, o Instituto SECI dedicou durante alguns meses atenção à comunidade do Preá. Ciente da necessidade de atuação local de iniciativas sociais que tenham como princípio a Educação, o Esporte e a Preservação Ambiental. O Instituto desenvolveu o Seci no Mar, novo projeto que tem como missão oferecer aulas gratuitas para crianças e adolescentes caiçaras de Kitesurf.

Durante a temporada de vento, que dura de Agosto a Janeiro, o projeto vai receber até 50 jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Preá. Em parceria com escolas da região, o objetivo é neste primeiro momento proporcionar o acesso ao esporte em um ambiente educativo e acolhedor. As primeiras aulas serão iniciadas no dia 17/08, na Escola Estadual do Ceará Raimunda Silveira com temas como a introdução ao esporte, segurança na prática e oficinas de montagem de equipamentos de kitesurf.
Em conjunto com a XP Investimentos, o Instituto SECI busca, nesta nova ação, retomar o contato de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com o esporte, através do Mar. Financiando a prática gratuita de um esporte de alto custo que movimenta a economia local o SECI transforma realidades e rompe ciclos de desigualdade de acesso.