Boletime

Ventos que transformam | SECI no Ceará

Foi cheio de alegria que demos início à nova temporada do projeto No Mar de kitesurf na Praia do Preá no Ceará. O sucesso em 2023 foi apenas o começo, e este ano implementamos novidades que irão ampliar ainda mais o impacto social que estamos promovendo na região.

O kitesurf é um esporte de alto custo, inacessível para muitos, especialmente para os nativos da comunidade do Preá que enfrentam condições de vulnerabilidade social. Foi essa realidade que nos motivou a criar o projeto, com a missão de democratizar o acesso ao kitesurf e proporcionar aos jovens locais a oportunidade de praticar o esporte mais popular na região, reconhecida mundialmente como a meca do kitesurf devido aos seus ventos fortes e constantes.
Entre as inovações desta temporada, destacamos a reforma de uma Rural F75, que fez uma conexão Capuava - Preá e agora serve como transporte escolar, levando os alunos da escola até a praia para as aulas práticas e depois retorna com os alunos para a escola. Além disso, instalamos um chuveiro no carro, oferecendo aos alunos a oportunidade de se refrescar com água doce após as atividades no mar.

Reconhecendo a importância da segurança, também incluímos no projeto as aulas de natação que são realizadas com uma professora ex-atleta de nado sincronizado. No primeiro ano do projeto, percebemos que muitos jovens caiçaras não sabiam nadar, o que limitava seu aproveitamento da praia. Então essas aulas não apenas aumentam a segurança dos alunos, mas também garantem que eles possam desfrutar do mar com mais confiança.
No mês de março, iniciaram as aulas de natação com 20 participantes com o objetivo de prepará-los para a prática segura do kitesurf e melhor aproveitamento do mar como um espaço de lazer. As aulas ocorrem tanto na piscina quanto no mar e o longo do ano, atenderemos 60 participantes, mas a demanda é tão grande que já temos mais de 50 jovens na lista de espera.

Além disso, iniciamos em julho uma nova turma de kitesurf com os primeiros 30 participantes dos 60 que serão atendidos, da Escola Estadual de Ensino Médio Raimunda Silveira, que já começaram as aulas com novos equipamentos e instrutores altamente capacitados. A região do Preá é marcada por altos índices de vulnerabilidade social, segundo o IBGE, o IDH é de 0,632, o que reflete as dificuldades enfrentadas pela comunidade, que sofre com a falta de opções de lazer e atividades esportivas acessíveis, especialmente para os jovens.
Para enfrentar esses desafios, reestruturamos nossos processos pedagógicos e de gestão, garantindo que o impacto social do projeto seja ainda maior. Acreditamos que, ao proporcionar essas oportunidades, estamos não apenas ensinando um esporte, mas também transformando vidas e fortalecendo a comunidade local.

Dessa forma, reafirmamos mais uma vez, a capacidade do Instituto SECI de atuar em diferentes espaços — seja na sala de aula, no tatame, no gramado ou no mar — com o objetivo de promover fortalecimento comunitário e desenvolvimento social para todos.

O projeto Seci No Mar é realizado pelo Instituto SECI através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte com o patrocínio da B3, bolsa de valores e XP Investimentos.