Boletime

Projeto Solta o Som SECI conecta tema de redação do ENEM

2024-11-06 15:58
A história é uma importante ferramenta de reconhecimento de um povo. É a partir da difusão da história que se pode compreender as particularidades de uma cultura, revelando assim suas origens, sonhos, experiências e habilidades. No Brasil, a relação com a cultura originária é exercida principalmente através de manifestações culturais.

Neste ano, o tema da redação do Enem, trouxe reflexões profundas sobre a nossa origem e ancestralidade, temas que nos inspiram diariamente no Instituto SECI. Acreditamos que a música é uma das ferramentas mais poderosas para essa construção de uma identidade, especialmente no projeto Solta o Som, de música, que apresenta uma abordagem afrocentrada para contar a história da música popular brasileira.
Em nossas aulas, conduzimos os alunos em uma verdadeira linha do tempo musical que começa no continente africano, onde surgem os primeiros registros de expressão musical. Reconhecendo a presença e importância das manifestações africanas, indígenas e europeias responsáveis pela formação do país, por exemplo, a partir da Música Popular Brasileira que reúne instrumentos, nomes e tambores africanos como forma de enaltecimento de suas origens.

Com iniciativas como a realização da primeira Mostra Cultural Afro “A música sem fronteiras”, o projeto Solta o Som, abriu portas para que os alunos pudessem conhecer a história, experimentar sabores e admirar livremente a herança africana presente na música, culinária e educação. Ao oferecer o contato com pratos típicos, instrumentos tradicionais e pedindo que os alunos produzam murais e trabalhos artísticos tradicionais.
Outro exemplo poderoso é a canção Olhos Coloridos, de Sandra de Sá, que faz parte do repertório da nossa Banda dos Alunos. Essa música é um símbolo da luta contra o racismo e da afirmação da identidade afro-brasileira, cantando o orgulho e a beleza da negritude em um momento em que era crucial dar voz a essa causa. Quando nossos alunos interpretam a música, eles não estão apenas reproduzindo uma melodia, mas também se conectando com uma história profunda de luta e resiliência, entendendo que a música é uma forma de resistência cultural.
Nosso projeto de música busca revelar que a música popular brasileira — incluindo gêneros como samba, bossa nova e MPB — tem raízes profundas na ancestralidade africana. A cada batida e a cada melodia, aproximamo-nos de nossos antepassados, trazendo à tona a força e a história que esses ritmos carregam. A musicalização afrocentrada que promovemos é mais do que uma metodologia de ensino, é uma forma de cultivar o orgulho e a consciência de nossa identidade cultural e ancestral.

Produzindo ações como essa, o projeto Solta o Som oferece oportunidades de aprendizado, diversão e difusão de conhecimento sobre as origens e teias em comum que unem o Brasil e a África em uma mesma origem. O cultural é realizado via Programa de Ação Cultural - ICMS do Governo do Estado de São Paulo com patrocínio das empresas Braskem e Coop em realização do Instituto SECI.