É como forma de reconhecimento de anos de dedicação na área da Educação que o Instituto SECI foi convidado para participar do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que neste ano celebra 10 anos de existência, na capital do Ceará, Fortaleza. Um encontro fundamental para o debate sobre o futuro da educação no Brasil que proporcionou valiosas reflexões e importantes trocas de experiências com diversas instituições comprometidas com o avanço do ensino no país.
Entre um dos momentos mais marcantes do evento, destacamos a oportunidade de diálogo com a Coordenação do Programa Saúde na Escola, sobre como as diretrizes do programa que se alinham com as atividades desenvolvidas no Instituto SECI. Dando ênfase para entendimento da criança enquanto detentora de direitos que devem ser respeitados em sua integralidade, reforçando o compromisso do trabalho com a educação complementar, a partir de um olhar atento e holístico que respeite a singularidade de cada indivíduo.
Entre um dos momentos mais marcantes do evento, destacamos a oportunidade de diálogo com a Coordenação do Programa Saúde na Escola, sobre como as diretrizes do programa que se alinham com as atividades desenvolvidas no Instituto SECI. Dando ênfase para entendimento da criança enquanto detentora de direitos que devem ser respeitados em sua integralidade, reforçando o compromisso do trabalho com a educação complementar, a partir de um olhar atento e holístico que respeite a singularidade de cada indivíduo.
Outro momento importante foi o de diálogo com a representante do Instituto Ayrton Senna acerca da implementação de atividades para o desenvolvimento de competências socioemocionais além do ambiente escolar. Nos nossos programas e projetos, integramos ações esportivas e musicais evidenciando essas práticas enquanto poderosas ferramentas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
Além disso, estivemos presentes na palestra promovida pela Fundação Gol de Letra, em que foram debatidas ações educacionais em contextos de vulnerabilidade social a fim de compreender quais ferramentas podem ser implementadas, com o objetivo de oferecer um olhar acolhedor à realidade das crianças impactadas pelos projetos sociais e pela escola, e motivando os educadores e gestores a aprimorar abordagens, respeitando cada história.