Boletime

O brincar como ferramenta da educação de crianças e adolescentes

2024-07-10 13:45
De Rubens Alves a Vygotsky, a importância do brincar no processo de ensino aprendizagem é legitimada. No Educa Seci, reforço escolar com foco na alfabetização e combate aos déficits educacionais, nós utilizamos da máxima “É brincando que se aprende” para desenvolver atividades e brincadeiras que incentivem o processo de criação, desenvolvimento e aprendizado.

Uma dessas iniciativas foi a realização da Semana Mundial do Brincar no projeto entre Maio e Junho. Criada em 1998, com a consolidação do Dia Internacional do Brincar, a Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa idealizada pela Aliança pela Infância que tem como objetivo a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. A proposta é que, ao decorrer da semana, qualquer pessoa ou coletivo possa colocar em prática atividades em prol do livre brincar, envolvendo por meio de atividades, crianças, educadores e familiares.

Afinal, através do brincar, a criança comunica suas necessidades, mobiliza sentidos e ressignifica espaços revelando o papel essencial das atividades lúdicas para o desenvolvimento integral na infância.
Aqui no Educa, as educadoras prepararam uma programação completa com jogos e brincadeiras que ofereciam a possibilidade para que as crianças transformassem, ao seu modo, o livre brincar. A equipe pedagógica também aproveitou para incluir importantes exercícios de coordenação motora como: circuito de corrida, polichinelos e desvio de obstáculos.
Atividades que contribuem para compreensão do aluno sobre seu próprio corpo e movimentos. Por fim, a brincadeira preferida das crianças foi a amarelinha africana, um jogo em que os alunos precisam realizar os circuitos com saltos em conjunto com uma música do continente africano, ao mesmo tempo em que movimentavam as pernas e braços.

Apostando no poder do brincar para a educação, construímos um espaço seguro e acolhedor, para nossos alunos e alunas, em que é possível se expressar livremente de forma lúdica e coletiva. O projeto Educa Seci é realizado em parceria com a Petrobras e oferece aulas de reforço escolar com foco na alfabetização e letramento para cerca de 200 crianças de escola pública em Santo André.