Boletime

Seci Invest, o projeto de Educação Financeira do Educa Seci

Atividades de educação financeira chegaram às salas de aula do Educa Seci, projeto de reforço escolar para Alfabetização e Letramento desenvolvido em parceria com a Petrobras. Através da Secileka, moeda personalizada, o novo projeto complementa a área de educação. Nele, as educadoras do Instituto SECI incentivam o desenvolvimento de habilidades que auxiliem no planejamento financeiro dos alunos e alunas. A dinâmica funciona assim: todos os dias, ao final da aula, as professoras distribuem cédulas personalizadas com valores simbólicos. Cada cédula corresponde a um valor e à uma competência cumprida pelo aluno, que podem ser referentes à frequência, participação, dedicação, esforço e superação nas atividades do Instituto.
Esse foi o formato que encontramos para ensinarmos a relação dedicação-conquista aplicado à educação financeira. Assim, é como se os alunos recebessem para participar das aulas, podendo receber “bonificações”, ou seja, notinhas de valores diferentes, de acordo com a maior dedicação empenhada. O valor arrecadado no mês é descontado para as aulas do mês seguinte e a diferença deverá ser guardada pelo aluno para que ele possa escolher qual o momento certo para utilizá-lo já que todas as notinhas possuem funcionalidades durante as comemorações do Instituto SECI (geralmente se juntam e escolhem uma festa para a turma no final do ano com doces e salgadinhos).
No final da aula, os alunos também preenchem uma espécie de extrato que controla a entrada das moedas, além do planejamento do quanto vão precisar juntar mensalmente baseado nos 75% de frequência que todos devem ter e no número de aulas do mês. Durante o mês de Fevereiro, por exemplo, os participantes receberam 8 cédulas da Secileka atribuídas à frequência. Destas 6 foram devolvidas para o que chamamos de Banco Seci Invest e as outras 2 são guardadas e poupadas para controle financeiro durante os próximos meses. “E quem não consegue juntar 8 Secilekas ?” Isso só acontece se a criança tiver muitas faltas sem justificativa. Para recuperação dos valores, o banco empresta mediante atividades complementares por parte do aluno. Ou seja, ninguém fica de fora do processo e já rolaram até alguns empréstimos entre amigos.
Desta forma, incentivamos os alunos do Educa Seci a desenvolverem consciência nos processos de ganhar, guardar e gastar dinheiro, colocando em práticas habilidades a serem exploradas em conjunto com a escola e a família. Ensinando as crianças a planejarem seu futuro, oferecemos condições para organização de metas, sonhos e desejos, com manejamento de expectativas e possibilidades. Através da educação financeira oferecida pelo projeto Seci Invest garantimos aos alunos e alunas do Educa, noções de autonomia financeira, qualidade de vida, conhecimento pessoal e demais benefícios para a vida adulta e o convívio em sociedade.